08 abril 2009

apresenTaÇãO

Este projeto é resultado da deliberação em Plenária Final do XXIII Encontro Nacional de Estudantes de Ciências Sociais (ENECS), ocorrida na cidade de Salvador-BA, em julho de 2008. Uma deliberação que referendou a Paraíba como Estado-sede da XXIV edição do Encontro, e a Universidade Federal da Paraíba, em seu Campus I, na cidade de João Pessoa, como local onde deveriam se concentrar a maioria de suas atividades.

Além de buscar a integração, interação, articulação e mobilização entre os discentes de ciências sociais do Brasil, o XXIV ENECS pretende se reafirmar como lócus de reflexão de estudantes acerca dos problemas e questões que emergem da pauta política, social e cultural e, também, como espaço onde são elaborados e definidos encaminhamentos que orientem a intervenção prática do movimento estudantil como um todo.

Neste sentido, a Comissão Organizadora do ENECS vem propor como temática principal a orientar os debates em sua vigésima quarta edição: “Movimentos Sociais e Poder: afinal, uma relação institucionalizada?”. Isso numa perspectiva de buscar compreender como tem se dado essa relação nos últimos anos entre as diversas expressões dos diversos movimentos sociais brasileiros e as instituições/organizações privadas e o Estado.

Para tanto, a programação concebida está estruturada a partir de três eixos fundamentais: o eixo político, o eixo acadêmico e o eixo artístico-cultural.

No que se refere ao eixo político, a proposta está assentada na realização dos grupos de discussão (GD´s) como forma de promover a atualização e a consolidação das bandeiras de luta que são mais caras ao movimento estudantil nacional de ciências sociais. Questões como a Sociologia no Ensino Médio, o Passe Livre, o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES), o Exame Nacional de Desempenho Estudantil (ENADE), o Projeto de Reestruturação e Expansão do Ensino Superior (REUNI), a Organização do Movimento Estudantil Nacional, entre outras, alimentarão o debate. É pretensão, também, que a partir desse eixo tenhamos a construção de um ato público que venha a garantir a mais ampla visibilidade de nossos posicionamentos.

Já no que diz respeito ao eixo acadêmico, a programação se pauta pela realização de: Grupos de Trabalho (GT´s), através dos quais a produção acadêmica pode adquirir visibilidade; Mesas Redondas (MR) e Palestras (P), onde as questões que envolvem a temática central serão tratadas de forma mais específica; Oficinas (O) e Mini-Cursos (MC), em que os participantes poderão acessar um conjunto de conhecimentos e práticas que promovam o enriquecimento político, acadêmico e cultural.

E o eixo artístico-cultural, que pretende revelar a riqueza de nossa cultura, através do trabalho realizado por artistas, ou grupos destes, levando em consideração a(s) sua(s) produção (ões) na música, no teatro, na dança, no artesanato, na culinária, na produção audiovisual, enfim, na produção literária.

Estarão disponibilizados aos participantes do XXIV ENECS, 54 salas para alojamentos agrupadas em oito blocos, com capacidade para alojar 1.500 estudantes, 20 banheiros masculinos e 20 banheiros femininos, 30 chuveiros masculinos e 30 chuveiros femininos, além de área para camping com capacidade para 200 barracas.

Os espaços para realização das atividades acadêmicas (palestras, mesas redondas, mini cursos, oficinas) são compostos por: 06 (seis) auditórios com capacidade total para receber um público de 1.200 (hum mil e duzentos) participantes; 29 (vinte e nove) salas de aula com capacidade para receber 1.200 (hum mil e duzentos) participantes; quer sejam atividades simultâneas ou não.

A Comissão Organizadora colocara a disposição dos participantes do evento uma equipe de segurança privada composta por 34 (trinta e quatro) profissionais, sendo (32) homens e (02) duas mulheres, com o intuito garantir a integridade física e patrimonial de todos, bem como oferecer apoio e tranqüilidade aos participantes. Além da segurança da Universidade Federal da Paraíba, que atuará nas questões que dizem respeito ao patrimônio da instituição.

A Universidade Federal da Paraíba colocará a disposição do XXIV ENECS o Restaurante Universitário, RU II, que diante a sua estrutura física e seus equipamentos, proporcionará condições necessárias a atender 1.500 (hum mil e quinhentas) pessoas em um curto espaço de tempo, atendendo plenamente as expectativas do evento. Por fim, a Comissão Organizadora assume o compromisso de buscar todas as condições necessárias à plena viabilidade das atividades propostas/programadas.

2 comentários:

  1. OS TRABALHOS APROVADOS DEVERÃO SER EXPOSTOS EM ALGUM GT?

    ResponderExcluir
  2. Acredito que assim como no meu caso outras pessoa necessitam de seus trabalhos avaliados antes do prazo indicado no blog para podermos iniciar o processo junto à cada intituição pertecente para pedido de ajuda de custo. Isto tem um carpater de urgência, já que existe prazos estipulados por ulgumas universidade para pedido de verba. Neste caso, o prazo da carta de aceite descrito no blog precisa ser antecipado para viabilizar a ida de comunicandos ao evento. Coiote.

    ResponderExcluir